Conteúdo do curso
Variáveis, Saída e Entrada de Dados e Operadores Aritméticos
0/2
Lógica de Programação – M1
Sobre a Aula

Antes de começar os estudos, vamos conhecer o Portugol Studio. 

O Portugol Studio é um software que auxilia na aprendizagem da programação de computadores. Ele se assemelha bastante com os softwares reais de programação, tendo como sua principal vantagem a simplicidade e o uso de comandos na língua portuguesa (o que facilita em muito o entendimento dos primeiros códigos).

Mas o que é código-fonte, programa, algoritmo?? Bom, é tudo quase a mesma coisa… um programa de computador é um conjunto de comandos que será realizado pelo computador. Esse conjunto de comandos deve seguir um raciocínio lógico, o que na matemática é chamado de algoritmo. Esse algoritmo é algo mais alto nível, algo que você pode explicar para seus avós ou para seu irmão mais novo, que eles vão entender. Agora, para que seu computador entenda, é preciso que o algoritmo seja escrito em forma de código-fonte. Ou seja, no fundo, no fundo, tudo é a mesma coisa!

Agora, vamos começar! Primeiro, faça o download e instale o Portugol Studio, pois nada como aprender algo na prática, certo?

1. Fazendo o download e instalando o Portugol Studio

Você pode encontrar o link para baixar o Portugol Studio na página principal do nosso curso, ou acessando em o link Download em: http://lite.acad.univali.br/portugol/

Após baixar, basta fazer a instalação do software.

Atenção: o Portugol Studio é compatível com Windows, Linux e MAC OS. O tamanho do arquivo para download é de aproximadamente 75 MB

2. Acessando pela 1a vez

Sempre que você abrir o Portugol Studio, você encontrará na tela inicial, as opções para “Programar”, “Ajuda”, “Vídeo aulas” ou “Bibliotecas”. Além disto, você terá acesso a vários exemplos de códigos, super úteis para se inspirar nas soluções. Explore!

Descrição da imagem: Tela inicial do Portugol Studio. Na área maior, do lado esquerdo, é apresentado o símbolo do Portugol Studio ao centro e no topo da área as opções para criar um novo arquivo, abrir um arquivo, acessar a ajuda da ferramenta e as opções de plugins. Do lado direito é apresentada uma árvore de com exemplos por tópico e abaixo uma área em que são recomendados cursos de programação.  Na parte inferior da tela são apresentadas opções para acessar dicas de interface (aperte f3), acessar os atalhos do teclado (aperte f11), relatar um problema, acessar informações sobre como contribuir com a ferramenta e informações sobre a ferramenta (aperte f12).

Entrar na conversa
0% Completo