Conteúdo do curso
Variáveis, Saída e Entrada de Dados e Operadores Aritméticos
0/2
Lógica de Programação – M1
Sobre a Aula

Todo programa de computador deve obedecer uma estrutura definida por sua linguagem de computador. Mas… por quê? Basta pensarmos assim: como você faz para se comunicar com uma pessoa? Se você for uma pessoa bem educada, você primeiro irá cumprimentá-la:

– Bom dia! (ou boa tarde, boa noite…)

Depois disso, vocês baterão um papo legal. Ao final, provavelmente vocês se despedirão:

– Tchau!

Claro que há muitas formas de você ter esse bate papo, bem como se cumprimentar. Porém, de forma geral, as pessoas se cumprimentam, conversam e se despedem.

Mas agora, te pergunto: e se você tivesse que conversar com alguém em inglês? Ih… tá, talvez você não seja o expert (ou nem goste) em falar inglês, mas vamos para uma aulinha básica. Provavelmente, você falará:

– Hi! (tradução: Olá!)

(papo vai, papo vem…)

– Bye! (tradução: Adeus!)

Veja que a forma ou estrutura de comunicação é igual, o que muda é o idioma. Ora falamos em português, ora em inglês. E, o que isso tem a ver com os computadores? Bom, se você não captou ainda, os computadores também têm a sua linguagem! Aliás, os programas têm a sua linguagem! Ou seja, há as linguagens de programação. Cada linguagem, assim como os idiomas, tem semelhanças e particularidades (como a palavra “saudade”, que só existe na língua portuguesa).

Bom, se quisermos programar um software, podemos usar as linguagens C++, Java, Pascal… Se quisermos programar para web, podemos usar PHP, ASP, JSP. E assim por diante. E aqui, não será diferente: vamos utilizar uma linguagem para programar nossos primeiros códigos. Ela será o Portugol!

Essa linguagem é fantástica! Pois utilizamos comandos baseados na língua portuguesa para nos comunicarmos com o computador. E não se preocupe, se você precisar programar em outras linguagens, bastará traduzir os principais comandos para a linguagem de programação desejada. Afinal, assim como no português, a estrutura será bem semelhante, somente temos que aprender novas palavras.

Entrar na conversa
0% Completo